gravidez, maternidade

Estou grávida? Meus Primeiros Sintomas de Gravidez

19/03/2021

Se você está lendo esse post, com certeza está ansiosa pra saber quais os primeiros sintomas de gravidez porque se encontra em uma dessas duas situações: está tentando engravidar e que saber se engravidou, ou não quer engravidar e está com medo de estar grávida.

Bom, eu já estive no segundo grupo, há dois anos atrás, e aí recorri ao bom e velho Google para pesquisar em todos os fóruns e artigos possíveis se as coisas que eu estava sentindo eram sintomas de gravidez. Felizmente eram, mas muitos deles não estavam escritos em nada que eu li, por isso compartilho minha própria experiencia!

Sim, eu estava em pânico na época porque eu tinha acabado de perder o emprego e o pai dela foi uma aventura com um estrangeiro em um verão em Floripa. Aquelas coisas bem de filme, sabe? Tipo no filme Mamma Mia, mas eu, felizmente, sempre tive certeza de quem era o pai. Mas essa história fica pra outro post.

Hoje, cara leitora, vamos descobrir se você está ou não grávida. E calma, vai ficar tudo bem! Hoje vejo que a Maya foi a maior surpresa que já ganhei.

Quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez

Meu ciclo era muito regulado em 28 dias, e quando eu já estava com 3 dias de atraso eu estava sentindo TPM normal. Não me preocupei pois eu tinha tomado pílula do dia seguinte e achei que e o atraso era normal por causa disso. Logo, no meu caso, esses 3 dias de atraso já eram sim um sinal de gravidez.

Meus Primeiros Sintomas de Gravidez

Primeiro vou começar lembrando o corpo e organismo de todas as mulheres são diferentes! Então, pode ser que seus sintomas sejam diferentes dos meus. Eu comecei a sentir os primeiros sintomas de gravidez no período em que seria a minha TPM normal para o mês seguinte à ¨data de fabricação¨da Maya.

Lá em cima falei que tive meus sintomas de TPM normal, porém não foram tão normais assim.

Sinais de gravidez

Como estamos falando de primeiros sinais de gravidez vou dar datas pra ajudar na comparação. Eu menstruei 13 de junho. Engravidei 27 de junho. 17 de julho minha menstruação estava pelo menos 3 dias atrasadas e eu já tinha sintomas. Todas os sintomas abaixo apareceram nesse periodo entre 15 de julho e 27 de julho

Você Sente TPM normal

O meu primeiro sinal de gravidez com certeza foi que minha TPM foi mais intensa em tudo. Se antes eu sentia um pouquinho de cólica, agora eu estava com muita. Se antes eu tinha um leve corrimento, agora ele também vinha um pouco mais. Se antes eu tinha seios inchados e doloridos, na gravidez doía tanto que doía até pra me mexer na cama. Se antes a barriga inchava um pouquinho, agora estava bem dura e bem mais inchada.

Os enjôos matinais não necessariamente são matinais nem significam Vomito.

Fui ter certeza de que algo estava ¨errado¨ quando dois sinais de gravidez extras surgiram no meu organismo, com 7 dias de atraso. Senti o cheiro de café – que era um dos meus cheiros favoritos- e me senti um X-men. Parecia OUTRO CHEIRO, muito ruim. Senti um mal estar, não necessariamente vontade de vomitar, mas uma sensação muito ruim. Um enjoo, mas diferente do tipo de enjoo que eu estava acostumada. Senti muitoooo enjoso por 3 meses, mas só vomitei 3 vezes.

A aversão a cheiros não é necessariamente só a cheiros fortes

Em todos os artigos que li sobre primeiros sintomas de gravidez citam aversão a cheiros fortes. Já bi mulheres que ficavam enjoada com cheiro de perfume ou de pasta de dente. Eu amava o escovar o dente pq era a unica coisa que passava meu enjoo. Já todo cheiro de comida me enjoava. Não precisava ser forte. Qualquer arrozinho no fogo eu ja tinha que sair correndo.

Muitas espinhas que antes não tinha e em lugares alternativos

O outro sinal foi minha pele. Surgiram muitas pequenas espinhas nas minhas costas e na minha nádega direita. Sim, bizarro, mas surgiram. E basicamente foi isso.: Cólica e dor no peito da TPM, só que mais mais intensas, e que começaram quando a menstruação estava 3 dias atrasadas. Depois de uns 7 dias de atraso vieram os enjôos para determinados cheiros e as espinhas.

Ah os enjôos não são necessariamente matinais. Inclusive o período da manhã é quando eu menos sentia enjoos, depois de comer é que eles vinham com tudo.

Minhas amigas me recomendaram esperar 15 dias de atraso pra fazer logo o exame de sangue e não ter erro no resultado. Mas com 13 dias eu não aguentava mais de ansiedade e as maravilhosas me compraram logo um Clear Blue, que as chances são mínimas de dar erro (os de pauzinho vivem dando erro), e la estava escrito. Grávida 4 + (4 semanas ou mais). A foto abaixo é da minha pequena segurando ele hehe, e quem quiser comprar, seque aqui o link, é o melhor e mais seguro teste.

Mais emotiva que o normal

Um dos mtivos que fez minha amiga que é mãe ter quase certeza de que eu estava sim, grávida, é que eu estava chorando com muita facilidade, muito mais que na tpm, me emocionando mesmo de alma inteira por qualquer coisinha.

Gases na gravidez e sono excessivo só vieram depois

Geralmente vejo esses sintomas citados como primeiros sintomas. Isso me fez crer que eu não estava grávida um mês depois de fecundação, já que eu não estava com gases nem sono. A verdade é que eu estava mas esses sintomas podem não ser tão iniciais assim. Pra mim eles vieram com tudo quando eu ja estava com um mês e meio de gravidez. ex: Engravidei 27 de junho. Comecei a sentir muito sono e ter muitos gases só no meio de agosto

Se alguém estiver em pânico depois de ler esse artigo, ou muito feliz por descobrir que está grávida, fique a vontade para comentar ou me mandar um e-mail. Estamos juntas!

Pra mais posts sobre maternidade, é só vir aqui.

Histórias como essa

Vamos conversar :)

Deixe um comentário