curadoria de produtos

O Melhor Copo de Treinamento Para Bebê de Acordo com a Idade

02/08/2021

Copo de treinamento pro bebê: está aí uma coisa que eu custei muito pra encontrar informação boa na internet, e agora, depois de muita experiência como mãe de primeira viagem e tentativa e erro e com uma filha de 2 anos e 4 meses que já passou por vários copinhos, resolvi eu mesma vir fazer um post bem completo sobre isso pra quem está perdida como eu estive. Sr. Google, por favor me ajude e me posicione bonitinho, esse post com certeza vai ser útil pra muitas mães.

Vou organizar esse post em perguntas e respostas, de acordo com o que as pessoas mais perguntam pro tio Google.

Obs importante: Gente, não sou especialista em nada. Sou web designer e designer gráfico. Esse post é exclusivamente baseado na minha experiência prática como mãe de qual tipo de copo de transição deu certo em cada fase da minha bebê. Pra uma leitura mais técnica recomendo esse post aqui. Não custa eu reforçar que meu objetivo com esse blog é fazer o que posso pra ajudar mães. Textos técnicos escritos por profissionais são excelentes e necessários, mas como mães nós sabemos que aquela troca de figurinhas sincera com outras mães salvam muito! E esse blog é pra isso, trocar figurinha e nos apoiarmos.

Obs importante 2: Recomendo muitos produtos nesse post. Todos eles da Amazon e vários que eu mesma compre e testei. Se você comprar algo pelo meu link ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Recomendo a Amazon de olhos fechados porque as reviews me ajudam muito e os preços costumam ser mais em conta, além do benefício do frete grátis para quem é membro Prime. Ah, quase tudo o que recomendo é rosa e roxo por serem os que comprei e as cores favoritas a minha filha, mas quase todos os produtos tem opções em verde e azul no mesmo link.

Dito isso, vamos lá:

O que é e pra que serve o copo de treinamento (ou copo de transição):

Basicamente pra fazer a transição da mamadeira pro copo. No meu caso, pequena Maya nunca mamou na mamadeira, foi só peito, então foi pra ela começar a aprender a usar um copo, tendo em mente o máximo de segurança e autonomia possível.

Quando começar a usar o copo de treinamento:

Assim que seu bebê estiver liberado pra tomar líquidos, ou seja, 6 meses. Assim que a Maya completou 6 meses fui na BuyBuy Baby atrás do copo ideal. Comprei errado. Mas comprei certo hehe. Comprei certo porque comprei o copo de treinamento Magic Cup da NUK (antivazamento 360) e é o que ela mais usa até hoje, mas comprei errado porque aos 6 meses ela ainda NÃO tinha desenvolvimento e força de sucção o suficiente pra esse copo. Na embalagem diz que ele é a partir de 6 meses, mas a Maya só conseguir usar ele sozinha com 1 aninho. Esse copo é realmente excelente e vou falar mais sobre ele lá embaixo.

Quantos copos de treinamento eu vou precisar:

Eu me considero uma pessoa bem econômica e aqui em casa usamos 4 copinhos nesse tempo de tentiva e erro (6 meses a 2 anos). Usamos todos por muito tempo!

Copos de treinamento que funcionaram de acordo com cada idade:

6 meses a 1 ano: Começamos nessa fase com o NUK 360, como já mencionei ali e não deu certo. Em seguida tentamos um sem alça e também achei que saía muito líquido – o que faz o bebê engasgar. Até que fomos para o copo de treinamento Avent com alça e esse funcionou perfeitamente pra essa fase. O copo de treinamento com alça da NUK também é lindo e uma ótima alternativa. Já ouvi de outras mamães que o copo de treinamento da Mam é bom para o bebê que tem muita resistência a abandonar a mamadeira, já que o bico dele é bem semelhante ao da mamadeira.

1 a 2 anos: Nessa faixa etária eu recomendo ter mais de 1 copo de treinamento. Isso porque a criança já sai andando sozinha com o copinho na mão e os copos misteriosamente somem, já que elas jogam por aí. Eu gostava também de deixar um fácil pra quando íamos sair e um pra usar em casa.

Nós revezamos entre os dois que já usávamos (Avent com alça e outro de marca não famosa que compramos no mercado sem alça, que com essa idade ela ja conseguia usar bem) e passamos a finalmente começar a usar o meu favorito, que estava lá parado desde os 6 meses, o NUK 360º.

Vou falar em mais detalhes do NUK aqui que é meu preferido com certeza.

Copo de Treinamento NUK 360º

Eu comprei e parecia uma idosa porque não sabia como usar o NUK 360 haha. Mal sabia eu que era simplesmente o bebê colocar na boca e começar a sucção. Isso porque, como eu já falei, a Maya teve muita dificuldade no começo, mas hoje não larga essa copo.

Se você se pergunta sé é melhor o copo 360 com alça ou sem alça minha resposta é: depende do seu bebê. Eu diria que depois de 1 ano e meio tanto faz, e antes disso talvez com alça seja mais fácil. O que eu indico é comprar o grande, já que vai durar mais pois quando o bebê passa de um ano e meio ele toma muito líquido. Esse copo é maravilhoso e me ajudou muito nas acordadas da madrugada. A criança fica mais autônoma com o copinho sem risco de engasgo devido ao sistema antivazamento desse copo de transição.

Maiores benefícios do NUK Magic Cup Antivazamento:

  • Esse copo de treinamento dá muita autonomia pro bebê, já que você não precisa ficar em cima com medo de ele engasgar ou derrubar água pela casa. É legal também pro bebê poder pegar o copinho em qualquer lugar acessível quando dá sede e tomar.
  • De madrugada às vezes ela acordava pra mamar (eu ainda amamento, mas desde os 2 anos dorme a noite inteira). Às vezes eu dava esse copo com água e era o suficiente pra ela voltar a dormir, sem precisar do peito (depois de 1 ano e meio). Como ele não vasa e sai pouca água ela pode beber dele meio dormindo e deitada sem perigo, e na maioria das vezes é o suficiente pra voltar a dormir sozinha sem precisar do tetê.
  • Não vaza, não faz lambança com água e se cai no chão também não esparrama água pra todo lado. Esse sistema antivazamento é ótimo pra isso, já que o bebe de 1 a 2 anos derruba tudo o que tem na mão toda hora.
copo de transição nuk 360
foto: meu acervo pessoal
copo de transição
foto: meu acervo pessoal

Eu tirei ontem essas fotos acima, ou seja, depois de mais de um ano de uso diário, por isso tem umas marcas de mordidinhas dela nas bordas na segunda foto, o que pra mim não compromete em nada a qualidade do produto. O modelo do copo também é de 2018, os atuais vem também com uma tampa de proteção, o que acho ótimo.

2 anos pra cima

Se na faixa etária anterior pensávamos em um copo de treinamento para largar a mamadeira, aqui entramos realmente um copo de transição para o copo de verdade. Claro que você pode usar qualquer copo que não quebre e já fazer a transição. Essa era a minha intenção quando entrei na Amazon buscando um copo de transição. Queria só um copo simples, barato e resistente. Mas aí encontrei esses copos lindos e de altíssima qualidade da Munchkin que são 2 em 1 e não resisti.

Copo de Treinamento Munchkin

Pela nossa experiência aqui em casa não dava pra Maya já evoluir para um copo normal. Ela se engasgava com a quantidade de líquido, além de sempre pular com o copo na mão e derrubar tudo. Mas também já estava na hora de começar a abandonar o excesso de conforto do NUK 360, e ssa me pareceu uma ótima opção. Os copos não são baratos, mas considerando-se que são dois e a qualidade é excelentíssima, digo que compensa. Eu estava entre esse da Oxotot e esse da Tramontina (que tem prato e talheres combinando), mas como ela ama roxo e rosa resolvi pegar os da Munchkin e foi a melhor coisa. Ela AMA os copos e ficou muito feliz quando chegaram e ela viu as cores.

Melhores benefícios do Copo Munchkin:

  • Copos super resistentes de altíssima qualidade. Ela já derrubou muitas vezes no chão e segue intacto.
  • A tampa vem com um buraquinho pro bebê fazer a transição. A Maya adora tomar no buraquinho, às vezes até pede com a tampa, mas às vezes damos sem a tampa também pra ela ir se acostumando.
  • Além de lindos são super ergonômicos nas mãozinhas do bebê.
copo de transicao musckin
copo de treinamento munschkin
copo de treinamento munshkin

Hoje em dia usamos muito esse e o NUK. Nunca tivemos copos de treinamento da Lilo nem da Buba, mas também são muito bem recomendados.

Obs: se atentem sempre às especificações técnicas do copo antes de comprar. Por exemplo, se você quer um copo com a marção de Ml, verifique se o mesmo a contém.

Qualquer dúvida não deixem de perguntar nos comentários!

Beijos, e espero ter sido útil!

Histórias como essa

Vamos conversar :)

Deixe um comentário